Catacumbas de Paris: história, lendas, assombrações...

domingo, 12 de setembro de 2010 , Postado por Tatiana C. Mendes em 00:07


As catacumbas de Paris são galerias subterrâneas que guardam cerca de 6 milhões de esqueletos. Elas surgiram em virtude do bairro Les Halles, em Paris, estar em uma situação um tanto quanto complicada, isso por conta da superpopulação do Cemitério dos Inocentes, no século 18; o cemitério em questão já tinha praticamente 1000 anos de uso e a região há havia se tornado foco de doenças. A situação calamitosa era tamanha, que até o filósofo Voltaire escreveu que “os cachorros vêm aqui para cavoucar os ossos; um vapor grosso exala dali”.

Em 1780 um dos muros do cemitério acabou desabando sobre uma casa, o que acabou fazendo com que o limite de tolerância da população parisiense se esgotasse: o governo ordenou o fechamento do cemitério. Passaram-se cinco anos e devido ao mau cheiro que ainda acometia o local, o cemitério seria, também, destruído – mas como? Iniciou-se, a partir daí, um rearranjo dos mortos, onde os mesmos foram levados para o subsolo da cidade, assim surgiram, e foram popularizadas, as famosas e assustadoras Catacumbas de Paris.

Em meados de 1786 e 1788 procissões de padres seguiam os ossos, que eram levados em charretes, para as Catacumbas; cantavam o “ofício dos mortos” e os ossos eram cobertos por véus negros. A transferência de mortos só teve fim por volta de 1860, isso devido a uma reforma urbanística promovida pelo Barão de Haussamann, em Paris; após isso os ossos permaneceram nos cemitérios convencionais.

As galerias são extremamente fechadas e o museu avisa sobre possíveis riscos. Riscos estes que nunca impediram a visitação de curiosos, principalmente estudantes de medicina, que sempre vão por ali à procura de crânios e ossos.

Agora, seguem alguns alertas para quem pretende visitar as Catacumbas de Paris:

1 – chegando as Catacumbas o visitante vai se deparar com mensagens sinistras, como “Pare! Aqui é o império da morte” – uma das primeiras frases do trajeto, dentre tantas outras mensagens da literatura sacra e poemas macabros; placas também indicam o nome do cemitério de onde os mortos vieram.

2 – imagens chamadas de “mortos vivos” mostram como era o Cemitério dos Inocentes, o qual ficava 2,5 metros mais alto que o nível da rua devido à superlotação; no antigo local do cemitério existe uma praça e uma fonte.

3 – Lendas também cerceiam o local: o porteiro de um hospital militar desceu pelas Catacumbas atrás de garrafas de licor (1793), se perdeu e – somente seu esqueleto - foi encontrado onze anos depois, tendo sido reconhecido pelo molho de chaves; a lápide do “porteiro bêbado” podia ser visitada até 1983, mas o acesso foi bloqueado, pois a mesma levava a galerias proibidas.

4 – você deve estar se perguntando, “mas como estes túneis, que hoje são as ‘Catacumbas de Paris’, surgiram?”. Então, desde o século 1 a.C. a extração de calcário foi essencial para a construção de prédios em Paris, porém com o tempo as jazidas da superfície esvaziaram-se e foi preciso cavar ainda mais fundo, logo, devido a freqüência de tal atividade durante os séculos, quilômetros de túneis e galerias foram espalhados por Paris.

5 – as Catacumbas são ‘decoradas’ por símbolos religiosos e maçônicos, o que torna o local extremamente mórbido e gótico. Cruzes feitas de crânios são vistas espalhadas pelo local.

6 – outra curiosidade das Catacumbas são duas ‘valas comuns’: no primeiro caso, corpos, ainda em decomposição foram jogados diretamente nas Catacumbas, isso após um massacre de 25 pessoas que antecedeu a Revolução Francesa (1789); no outro caso, diversos mortos após um combate travado no Castelo de Tuilleries (1792) também foram lançados no local.

7 – no local existe um pequeno espaço aberto para visitação do público, em verdade, tal espaço é ínfimo perto dos 280 quilômetros de túneis; apesar disso, algumas pessoas, principalmente jovens, fazem festas nas galerias proibidas – quem for pego deverá pagar multa.

8 - devido a correria da transferência dos ossos, e da impossibilidade de que todos fossem separados, muitos foram agrupados sem identificação lado a lado; inimigos descansam juntos, e ‘grudados’, por ali, como é o caso de Robespierre (líder revolucionário), que está junto de Malesherbes (defensor do Rei guilhotinado Luís XVI).

9 – o percurso aberto à visitação de turistas é de 1,7 quilômetros, os quais devem ser evitados por pessoas medrosas ou impressionáveis, isso devido ao fato de que o passeio dura cerca de 45 minutos e o sentido é único, ou seja, uma vez lá dentro, é preciso fazer o percurso inteiro para sair – 20 metros abaixo da superfície e com uma iluminação muito fraca.

10 – alguns visitantes tentam sair das Catacumbas levando um souvenir um tanto quanto diferenciado: ossos; existe um homem na saída do local para revistar todas as mochilas.

Para findar, dentre os locais assombrados da Europa, as Catacumbas de Paris são destaque, pois muitos afirmam que espíritos ainda vagam pelo local e vez por outra sombras e vultos podem ser vistos por ali, além de vozes, sussurros e gritos abafados serem ouvidos... E aí, vai encarar?

Conheça um pouco mais das Catacumbas aqui (breve vídeo):


Fonte: http://historia.abril.com.br/

Currently have 3 Opiniões (Dê a sua!):

  1. Perfeita a história das catacumbas de Paris. Muito linda mesmo.
    Mesmo sendo um pouco aterrorizante, nem assim Papis perde a sua essência romântica. Essa coisa gótica só aprofunda mais o jeito obscuro e gostoso de viver em Paris.

  1. Perfeita a história das catacumbas de Paris. Muito linda mesmo.
    Mesmo sendo um pouco aterrorizante, nem assim Papis perde a sua essência romântica. Essa coisa gótica só aprofunda mais o jeito obscuro e gostoso de viver em Paris.

Leave a Reply

Postar um comentário

O que pensa sobre isso? Obrigada pela ponderação!
(Comentários que contenham palavras de baixo nível, ou fora de propósito, não serão aceitos)

Mais matérias interessantes...