Liberdade de Lori Berenson causa protestos no Peru

segunda-feira, 16 de agosto de 2010 , Postado por Tatiana C. Mendes em 17:32

Hoje, segunda-feira, a guerrilheira (?) americana, Lori Berenson (40 anos), pediu perdão, perante a um tribunal, ao Peru: "se minha participação contribuiu para a violência da sociedade, lamento profundamente e me arrependo disso, se minha vinda ao Peru significou um dano ao país, me arrependo disso e às pessoas que se sentem atingidas por minhas palavras ou por meus atos lhes peço perdão".



Berenson participou de movimentos revolucionários de esquerda entre as décadas de 1980 e 1990; na época ocorreram muitas mortes e atentados diários. Por isso ela foi condenada a vinte anos de prisão.

Durante sua defesa, Lori assumiu que colaborou com o MRTA e o maoísta Sendero Luminoso (dois grupos rebeldes que colocaram em xeque o Estado peruano no fim do século passado), porém deixa claro que nunca foi militante ativa e nem participou de “atos de sangue”.

A ex-guerrilheira está em liberdade condicional desde maio, isso após 15 anos de prisão. O que gerou muita polêmica no Peru.

Ainda no tribunal, Lori diz que "lamento a repercussão que teve na sociedade a minha saída (da prisão)... Embora me doa, eu aceito e assumo que existe uma rejeição a minha pessoa, mas de acordo com a lei e de acordo com meu comportamento eu não represento um perigo para ninguém”.


Um pouco sobre Lori Berenson (hoje):

Hoje ela reside com seu filho, nascido na prisão, em Lima (ela deve permanecer mais 5 anos no Peru para cumprir o restante de sua prisão vigiada);

Os moradores têm feito protestos nas ruas, pois não querem ter a Lori como vizinha;

O Governo peruano já até cogitou a possibilidade de dar um fim antecipado a pena da norte-americana, isso para expulsa-la do país e se ver livre deste problema.

Como ela foi parar no Peru?


Lori Berenson estudou antropologia na Universidade dos Estados Unidos e chegou ao Peru em 1994, como jornalista, isso após ter trabalhado com grupos de ajuda em El Salvador e na Nicarágua.

Foi detida em 1995, enquanto viajava de ônibus com a esposa de Nestor Cerpa, líder do MRTA. As investigações policiais da época apontaram que na casa de Lori Berenson havia desenhos do Congresso, isso porque, provavelmente, o grupo MRTA planejava a ocupação do Parlamento... Berenson foi acusada de participação no MRTA,...  O resto da história todos já conhecem: ela foi presa e até agora, maio de 2010, esteva na prisão.

Ao que parece, sendo totalmente imparcial, Lori caiu de “gaiata” na situação. Somente um ano após estar no Peru, com uma mentalidade totalmente idealista e revolucionária/ esquerdista, de ajudar as pessoas, acabou se envolvendo, sem saber, num emaranhado de confusões. Em verdade o povo Peruano está exagerando, e isso só está acontecendo porque Lori é americana!

Tomara que ela consiga voltar para os Estados Unidos o quanto antes  e que logo a sua história se transforme num belo roteiro de cinema, digno do Òscar...


Fonte: http://globo.com

Currently have 0 Opiniões (Dê a sua!):

Leave a Reply

Postar um comentário

O que pensa sobre isso? Obrigada pela ponderação!
(Comentários que contenham palavras de baixo nível, ou fora de propósito, não serão aceitos)

Mais matérias interessantes...