Finalmente a Vuvuzela entra no...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010 , Postado por Tatiana C. Mendes em 13:23

- Dicionário! Infelizmente ela não entrou, ainda, ao menos não que saibamos, no lugar merecido e que lhe era/é de direito, enfim... (imaginação!).



Mas voltemos. A vuvuzela, aquela corneta irritante utilizada por torcedores de futebol, isso principalmente durante a última copa do mundo, agora entra para o Dicionário de Inglês de Oxford – interessante isso, não? Bem, vai servir para alguma coisa... Com a definição “cravada” no dicionário não se corre mais o risco de que ela seja utilizada para outras finalidades (ou não?): ‘vuvuzelada’ na cabeça dos chatos, cone de trânsito em tamanho reduzido e em cores variadas, ‘vuvu-funil’ – com uma capacidade, além de maior (dependendo da circunferência do “instrumento”), mais prolongada, dentre outras tantas coisas. Devemos considerar também a criatividade das pessoas e o improviso: na falta disso, vai aquilo ou isso outro.


Porém, sem acanhamento... Vale soltar a imaginação, sempre... Um sopro, que seja!... Se não conseguir emitir algum som de primeira, não se preocupe, vai tentando que uma hora consegue! Para facilitar a inspiração, segue um pouco mais acerca da história das vuvuzelas:

As vuvuzelas conforme conhecemos hoje, na realidade, são cornetas plásticas grandes; surgiram na África do Sul; anteriormente, a vuvuzela, que ainda não tinha esse nome, era somente chamada de berrante e era utilizada pelos ancestrais dos sul-africanos para convocar reuniões. Na época a intenção que se tinha ao utilizar o “artefato” era fazer barulho – só – e chamar atenção; o som reproduzido deveria ser algo mais ou menos similar a um elefante ou a uma sirene.

O som da vuvuzela é tão “agradável” que... Então, causou controvérsias e muita polêmica durante a copa do mundo de 2010. Além de ser considerado um instrumento prejudicial para saúde, tanto auditiva (barulho ensurdecedor), quanto pulmonar (esforço excessivo do sistema respiratório), funciona também como um aglomerado de germes das mais variadas espécies, podendo, no mínimo, transmitir o vírus da gripe. A vuvuzela também é extremamente prejudicial para os animais, pois eles possuem uma sensibilidade auditiva infinitamente superior a nossa; se o barulho desta corneta nos incomoda, imagina o que não provoca nos animais?

De resto, é isso... Vuvuzela, agora, além de tudo, é cultura e já está no dicionário... Pois é, como são as coisas, agora dentre tantos questionamentos, outro: quem é mais burro, o “pai dos burros” ou os “burros filhos”?


Fonte: BBC Brasil

Nota: "pai dos burros" é como os dicionários costumam ser chamados por alguns.


Currently have 0 Opiniões (Dê a sua!):

Leave a Reply

Postar um comentário

O que pensa sobre isso? Obrigada pela ponderação!
(Comentários que contenham palavras de baixo nível, ou fora de propósito, não serão aceitos)

Mais matérias interessantes...