Livro Didático com Conto Erótico pode ser usado nas escolas?

quinta-feira, 19 de agosto de 2010 , Postado por Tatiana C. Mendes em 20:13

Em Jundiaí, interior de São Paulo, a polêmica da vez é a seguinte: livro utilizado por alunos do ensino médio, da rede pública de ensino, é considerado erótico; deixemos claro que tal consideração é por parte de ‘alguns’ pais de alunos.

O livro - capa

O livro “Cem Melhores Contos Brasileiros do Século” contém textos de autores famosos como Clarice Lispector, Mário de Andrade, Machado de Assis, entre outros. O conto que tem causado mais polêmica é “Obscenidades para uma Dona de Casa”, de Ignácio Loyola Brandão.


A denúncia foi feita pelo pai de duas alunas, o mesmo considera o conto inapropriado, principalmente ao que tange a linguagem utilizada para descrever e traduzir as cenas “criadas” pelo autor; a narrativa, de maneira bastante resumida, se encaminha para o seguinte: uma mulher recebe cartas de um desconhecido, tais cartas descrevem atos sexuais de maneira detalhada e...

As filhas do pai (sem trocadilhos) que fez a denúncia ao Ministério Público também se dizem constrangidas, principalmente tendo em vista as brincadeiras que são feitas em sala de aula por causa do conto; algo bem corriqueiro entre adolescentes, inclusive.

Educadores, psicólogos e até mesmo uma comissão de professores universitários que foram chamados para analisar a obra e a situação, já afirmaram que não existe problema algum com o livro. O único aspecto a ser frisado é de que os PROFESSORES devem estar aptos e preparados para trabalhar com o tema – o que, convenhamos, não é bem a realidade brasileira (ainda existem muitos professores despreparados por aí)... Isso tendo em vista que existem alunos imaturos, como muitos adultos ainda o são, que podem levar a “coisa” para outro lado.

Deve ser ressaltado, conforme já fez a Secretaria Estadual de Educação, que o livro “Cem Melhores Contos Brasileiros do Século” já foi adotado pela rede privada de ensino, portanto não existe problema algum em utilizar a obra para trabalhar com alunos da rede pública.

Agora fiquei cá comigo pensando... Certo, o conto pode ser um tanto quanto exagerado, ao que tange o vocabulário, mas NUNCA será mais “pesado”, ou explícito, do que o que os adolescentes dizem, vêem e fazem por aí – principalmente na Internet. Os pais deveriam estar preocupados com outras coisas: educação dos filhos, redes sociais, sites visitados, os amigos da “rua”, da virtualidade etc e tal. Além do que, o livro está embebido na mais pura e cristalina literatura! – É um privilégio estudar este tipo de obra.

Analisando de maneira bastante objetiva e com um olhar que ‘passa longe’ da hipocrisia e do puritanismo escrachado, tal obra, se bem trabalhada nas escolas, pode ainda servir de ‘ponte’ para a introdução da educação sexual como disciplina, ou um complemento, que seja, da matéria, enfim... Tudo depende da realidade e do contexto da escola e, óbvio, da preparação do professor e da realidade cultural de cada aluno: o que será que estes adolescentes têm visto em casa?...  Para finalizar, façamos melhor, como “cada um tem seu cada qual”, e as opiniões, bem como as divergências, devem ser respeitadas, leia o conto e tire duas próprias conclusões clicando aqui. 


Fonte: http://g1.globo.com/

Currently have 1 Opiniões (Dê a sua!):

  1. Anônimo says:

    A filha de nossa empregada recebeu do Governo do Estado este livro (através da Escola). Na minha humilde opinião, foi uma falta de respeito, conhecimento, preparo, sabedoria, cuidado, etc, etc, etc... entregar um livro deste para uma jovem de 13 anos. UMA VERGONHA!!

Leave a Reply

Postar um comentário

O que pensa sobre isso? Obrigada pela ponderação!
(Comentários que contenham palavras de baixo nível, ou fora de propósito, não serão aceitos)

Mais matérias interessantes...