Filme: O Último Romance de Balzac

segunda-feira, 9 de agosto de 2010 , Postado por Tatiana C. Mendes em 19:30

O cinema brasileiro vem lançando filmes com temática espírita: “Nosso Lar”, “Chico Xavier” – os quais têm sido muito bem recebidos pelo público que, mesmo não acreditando, em alguns casos, tem ao menos a curiosidade de assistir, conhecer e, por fim (quem sabe?), acabam gostando.

Uma das cenas do filme "O Último Romance de Balzac"
No domingo (08) foi apresentado no Festival de Gramado o filme “O Último Romance de Balzac”, de Geraldo Sarno. A obra que é uma mistura de documentário e ficção se baseia numa suposta obra de Honoré de Balzac que foi psicografada após sua morte, obviamente.

Aparentemente o filme é bastante interessante, afinal o misto de documentário, que conta com a presença do personagem de Waldo Vieira, médico e médium que psicografou em 1965 um romance inédito de Balzac: “Cristo Espera por Ti”; além do psicólogo Osmar Ramos, que analisa o romance “A Pele de Onagro”, também escrito por Balzac; ambos os personagens buscam similaridades entre este e a obra psicografada. Na parte ficcional, que foi filmada em formato “cinema mudo – preto e branco”, é encenado trechos da obra “A Pele de Onagro”.

Geraldo Sarno, que rejeita a conotação religiosa de seu filme, já dirigiu obras como “Viramundo” e “Tudo isso me Parece um Sonho”.

Em suma, o filme, em verdade, apesar de aparentemente possuir, não possui conotação religiosa; tal vínculo só se deu devido à presença do médium Waldo Vieira na produção.


http://uol.com.br/

Currently have 0 Opiniões (Dê a sua!):

Leave a Reply

Postar um comentário

O que pensa sobre isso? Obrigada pela ponderação!
(Comentários que contenham palavras de baixo nível, ou fora de propósito, não serão aceitos)

Mais matérias interessantes...