Tumba de 1.600 anos foi descoberta no Peru

quinta-feira, 2 de setembro de 2010 , Postado por Tatiana C. Mendes em 09:47



Arqueólogos descobriram no norte do Peru uma tumba com restos mortais de integrantes de uma civilização que habitou a região há cerca de 1,6 mil anos. Dentre os restos encontrados estava o corpo de um adolescente de 13 anos (em média), uma mulher e um homem. Segundo os arqueólogos os "restos" seriam de membros da elite da civilização Mochica (ou Moche). Civilização esta que dominou a costa norte peruana entre a época do nascimento de Cristo e o século VIII.

O corpo do jovem de 13 anos foi encontrado num caixão cercado por urnas e oferendas, entre elas, reproduções de amendoins e objetos de cobre. Ainda, segundo os arqueólogos, o amendoim, para aquele povo, significava vida após a morte. A mulher e o homem, também encontrados no local, estavam num caixão folheado a cobre e cobre dourado - ainda não foram estudados.

Bem próximo do local, cerca de 20 metros, havia sido encontrado o mausoléu do chamado “senhor de Sipan”, líder dos Mochicas. Pelo que foi observado, os membros recém-descobertos devem ter morrido pouco depois do líder.

Como todo achado arqueológico é de suma importância para a humanidade, - historicamente falando -, com este não seria diferente, pois a partir de tal descoberta os estudiosos poderão reconstruir a hierarquia daquela povo.


Veja o vídeo abaixo - imagens exclusivas da BBC Brasil:


Fonte: BBC Brasil

Currently have 0 Opiniões (Dê a sua!):

Leave a Reply

Postar um comentário

O que pensa sobre isso? Obrigada pela ponderação!
(Comentários que contenham palavras de baixo nível, ou fora de propósito, não serão aceitos)

Mais matérias interessantes...