Minhas Escolas

domingo, 8 de agosto de 2010 , Postado por Tatiana C. Mendes em 13:13

(... para ler na íntegra clique no título)

Um dos trabalhos apresentados para o PROINFO - Ensinando e Aprendendo com as TIC´S (na cidade de Juiz de Fora). Tal trabalho foi apresentado de duas formas: slides, através do Power Point, e texto escrito, via Word. Segue:
Após vagar por algumas escolas de meu município, as quais estão sob o controle da Secretaria Municipal de Educação de Santos Dumont (local onde trabalho), pude observar que as tecnologias mais utilizadas são os Computadores (Laboratórios de Informática), DataShow (Projeções) e Televisão/ Vídeo/ DVD (reproduções). Sendo que as mesmas são utilizadas da seguinte forma:

- Laboratórios de Informática: os computadores são utilizados tanto para aulas básicas de informática, ministradas aos alunos por professores especializados, bem como para a consulta dos mesmos, alunos, além de pesquisas escolares que podem ser realizadas em horários definidos (uma biblioteca virtual); com acompanhamento de funcionários dos colégios, dentre estes, professores, em alguns casos;

- DataShow: mais utilizado para apresentações de professores, e até mesmo gestores, na maioria das vezes, para todo o Colégio; palestras educativas. Alguns professores também utilizam tal aparelho para ministrar determinadas aulas, mas não com tanta freqüência;


- Televisão/ Vídeo/ DVD: professores tendem a gravar em suas casas programas educativos, relativos a essa ou aquela disciplina, podendo repassar o mesmo em forma de vídeo para sua turma – isso ocorre com certa freqüência.

Obviamente que os alunos se sentem mais motivados quando as aulas são ministradas com auxilio de aparelhos eletrônicos/ recursos tecnológicos, até por uma maior proximidade com seus interesses mais particulares. A atenção que os alunos dispensam a uma aula repassada em vídeo, e até mesmo a absorção da matéria, por parte dos mesmos, tende a ser bem maior do que somente com livros e voz.

O projetor também acaba sendo uma ferramenta interessante, as crianças mais novas, por exemplo, se sentem maravilhadas com o efeito, logo, além de interagir, elas acabam por manter um maior foco no assunto ali repassado. O mesmo ocorre com os mais velhos. Tudo que é novidade desperta interesse e acaba sofrendo melhor assimilação.

Já os computadores, que dizer? São as “meninas dos olhos” de toda criança e adolescente, tudo que tenha como foco a internet será deveras interessante para os alunos. Diante disso, até as pesquisas se tornam mais prazerosas e freqüentes. Aulas em laboratórios de informática são vistas com outros “olhos”, até pelo dinamismo e pelo fascínio que as máquinas despertam nos educandos.

Só cabe aos educadores dosar e despertar em seus alunos a criticidade necessária, ao menos ao que tange a virtualidade, para discernir o que é bom do que é ruim. Isso sendo feito, perfeito! Afinal, a matéria-prima está ali, sendo ofertada e acessível a todos – só resta trabalhar e construir de maneira compartilhada; sem nunca desconsiderarmos as condições e, principalmente, a realidade de cada um: adaptação e adequação ao meio, ao contexto cultural onde cada aluno está inserido, também são fundamentais.

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