Debate da Globo reuniu quatro candidatos à presidência de forma amena

sexta-feira, 1 de outubro de 2010 , Postado por Tatiana C. Mendes em 11:55

Confesso que eu estava apreensiva com o Debate que seria transmitido no dia 30 de setembro pela Rede Globo de Televisão; por quê? Bem, voltando ao tempo... Quem assistiu a entrevista de Dilma Rousseff ao Jornal Nacional, teve a oportunidade de ver um William Bonner totalmente anti-profissional e PARCIAL, atacando a candidata de maneira, além de arrogante, mal educada, enfim... Mas no Debate transmitido ontem, 30, o clima foi ameno, tanto entre os presidenciáveis, como com o próprio mediador. O site G1 trouxe de modo resumido os principais acontecimentos do debate da noite de ontem, segue:



Quatro candidatos à Presidência da República participaram na noite desta quinta-feira (30) de debate promovido pela TV Globo nos estúdios da emissora no Rio de Janeiro.
Participaram do debate os candidatos Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), convidados por integrarem partidos com representação na Câmara dos Deputados.

Segundo a legislação eleitoral, dia 30 de setembro foi o último dia para realização de debates, bem como para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, realização de comícios e uso de aparelhagem de som fixa entre 8h e 24h para promoção de candidatos.

O encontro durou cerca de duas horas e teve mediação do jornalista William Bonner. O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por sorteio. Da esquerda para a direita, posicionaram-se José Serra, Marina Silva, Dilma Rousseff e Plínio de Arruda Sampaio. Foi o último debate antes da eleição do próximo domingo (3).

O debate foi dividido em quatro blocos. No primeiro e no terceiro blocos, os temas foram definidos por sorteio. No segundo e no quarto blocos, os temas foram livres. Cada candidato teve 30 segundos para perguntas, dois minutos para respostas, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. Os candidatos ainda tiveram dois minutos cada um para considerações finais no último bloco.

As questões foram feitas de candidato para candidato. Para que todos os candidatos perguntassem e respondessem ao menos uma vez por bloco, houve um rodízio entre os candidatos para que o primeiro a perguntar fosse o último a responder.

Primeiro bloco

O primeiro tema sorteado foi legislação trabalhista. Marina Silva questionou Dilma Rousseff sobre como resolver a informalidade no mercado de trabalho. Em seguida, a candidata do PT perguntou a Plínio de Arruda Sampaio sobre sua política para o funcionalismo público. Após a resposta, foi a vez de o candidato do PSOL questionar José Serra sobre impostos, o terceiro tema sorteado. Previdência foi o assunto seguinte. José Serra questionou Marina Silva sobre suas propostas para o setor.

Segundo bloco

No segundo bloco, os candidatos puderam fazer perguntas com tema livre. A primeira a perguntar foi Dilma, que escolheu Marina para responder sobre ferrovias e hidrovias. Em seguida, Marina questionou Serra sobre propostas de ações em desastres naturais. Na sequência, Serra perguntou a Plínio sobre a importância e propostas para metrô. Em sua vez de perguntar, Plínio questionou Dilma, afirmando que a pergunta se estendia aos outros candidatos, se ela tem vergonha de seu partido.

Terceiro bloco

No terceiro bloco, os temas voltaram a ser sorteados. O primeiro foi habitação. Serra escolheu Marina e perguntou sobre o déficit habitacional no país. O segundo assunto sorteado foi segurança, e Marina questionou Dilma sobre como resolver o problema do setor no país. O tema seguinte foi saneamento e Dilma perguntou a Plínio sobre suas propostas na área. Para finalizar o bloco, Plínio elaborou questão a Serra sobre saúde. Questionou o candidato sobre sua suposta recusa em se comprometer a elevar os gastos em saúde a 10% do Produto Interno Bruto.

Quarto bloco

Plínio de Arruda Sampaio abriu o quarto bloco, que teve tema livre, e questionou Dilma Rousseff sobre redução de jornada de trabalho sem redução de salário, limite à propriedade de terras e cobrança de aluguel compulsório em imóveis vazios. Após réplica e tréplica, Dilma questionou Marina Silva sobre sua avaliação a respeito de ações do governo federal diante de crises externas. Em seguida, Marina escolheu os programas sociais como tema para questionar José Serra. Com direito a uma pergunta na sequência, Serra perguntou a Plínio sobre reajustes acima da inflação.

Os candidatos tiveram ainda dois minutos cada um para as considerações finais.Por fim... O Debate foi bom, pois saiu do embate direto para o Debate acerca de idéias e projetos em prol do país.


Por fim... O Debate foi bom, pois saiu do embate direto para o Debate acerca de idéias e projetos em prol do país. 


Plínio, como sempre, foi o mais ofensivo/ agressivo, um tanto quanto sarcástico e debochado, mas nada que atrapalhe, afinal, as pessoas já perceberam o seu ‘estilo’, se é que podemos chamar assim; José Serra estava tranqüilo, não atacou, debateu de maneira direta e bem correta, inclusive – diferente do que fez durante toda a sua campanha (na realidade ele percebeu que estava seguindo o caminho errado quando já não tinha mais tempo, mas... Háh!); Marina Silva? Do jeito de sempre, mas apostando suas últimas fichas de maneira bastante firme e um pouco mais ‘agressiva’, porém mantendo sua educação; Dilma Rousseff? Da mesma forma que Serra, evitou ‘bater de frente’ com seu maior oponente, mas poderia ter demonstrado mais firmeza e certeza em suas colocações.

Em suma, foi bom, tranqüilo, nada deve mudar, na realidade. Somente alguns indecisos que talvez se decidam, ou não... Quem sabe, a partir de agora, teremos ainda mais indecisos se justificando da seguinte forma: “ah, é tudo ‘farinha do mesmo saco’!” – não se enganem, não é...

Na realidade, o que pudemos observar ali, no Debate, foram quatro pessoas com idéias bastante distintas: uma mentalidade retrógrada de um senhor que diz disparates sem medir conseqüências (candidato do PSOL); um ‘fanático por concursos’ que diz num dia e desdiz no outro, ou seja, promete o que nem sabe se pode cumprir e ainda é hipócrita! (tucano... Como um partido pode conseguir manchar a imagem de uma ave tão bela?); uma ambientalista que, apesar de ter idéias ótimas, está vivendo no ‘país das maravilhas’ e deveria se candidatar para ‘dona do mundo’ - já repararam que ela quer salvar o mundo? E convenhamos, as coisas não funcionam assim! (PV); uma mulher guerreira que, infelizmente, ainda se mantém à sombra de um homem... O único defeito de Dilma é ainda não ter se mostrado tão independente como, realmente e de fato, ela é – creio que ela esteja aguardando o momento certo! - A partir de janeiro veremos isso na prática.

Currently have 0 Opiniões (Dê a sua!):

Leave a Reply

Postar um comentário

O que pensa sobre isso? Obrigada pela ponderação!
(Comentários que contenham palavras de baixo nível, ou fora de propósito, não serão aceitos)

Mais matérias interessantes...